Publicado em Deixe um comentário

7 Maneiras de aproveitar o tempo com as crianças nas férias

Os questionamentos, advindos das mamães e papais, giram em torno de como ocupar as crianças nestas férias. O frio, a quantidade de estímulos virtuais, e aí… o que fazer para que as crianças não passem o dia todo nos tablets, computador, TV, celular?

Mas, que tipo de brincadeira é o ideal para nossos pequeninos?

Acima de tudo vamos esclarecer que o mais importante é a interação entre os pais e os filhos nas férias, hora de ficar junto, aproveitar o frio para sentir o calor humano, o calor da família, da participação nas atividades, no café da manhã sem horário para sair, o almoço em família usufruindo do calorzinho inigualável da família.

1º Comece por colocar todos para ajudar a arrumar o café da manhã.

Esquentar o pãozinho, passar o café, arrumar a mesa e depois, tirar a mesa, lavar as louças, e já aproveitar para brincar um pouquinho com a água quentinha da pia.

2ª Depois do café que tal se exercitar?

Os exercícios aeróbicos são de fundamental importância, vamos brincar, vamos jogar, a prática de esportes, só faz bem.

Para quem mora em casa, facilmente encontra-se um lugar para as brincadeiras e quem mora em apartamento, normalmente tem um parquinho, sala de jogos, salão de festas… mas naqueles condomínios onde oficialmente não tem uma área de lazer comum, façamos então a nossa área de lazer. EBA!!!

Aproveitar o tempo com as crianças nas férias

Uma sala, um quarto, até um corredor, pode se transformar em local de encontro para as brincadeiras. Um ambiente pequeno pode proporcionar uma bela brincadeira de esconde, esconde (quem não conhece o famoso 31), ou pintar um lençol com giz para transformar em amarelinha (kkk).

Vamos retomar a liberdade das crianças.

Que fizeram com as possibilidades – cabelos ao vento, jogo de bola na esquina, hoje não temos essa possibilidade. O mundo mudou, o mundo cresceu, mas…

3º Vamos aquecer neste inverno, fazer do nosso jeito!

Visando o melhor, em prol do bem-estar das crianças sugerimos que seja inserido na rotina diária das crianças, a atividade física, da mesma forma que a atividade mental. Vamos fazer uma rotina para as crianças nas férias, como já falamos independente do espaço disponível, existe possibilidades de realizar atividades lúdicas.

4º As crianças menores gostam brincar de imitar e cantar!

As crianças menores gostam brincar de imitar sons, cantar, imitar bichinhos. Gostam muito de esconder objetos. E se tiver um bichinho de estimação então está tudo acertado, alegria total.

5º Os maiorzinhos adoram brincar mostrando a sua independência conquistada.

Os maiorzinhos adoram brincar mostrando a sua independência conquistada, então podemos brincar de boliche, pega pega, dançar, cantar, pintar, etc.

6º Que tal um desafio?

Os que estão acima de 5 aninhos e se consideram – grandes – já que saíram da pré-escola, e, aprenderam a conviver com crianças maiores, apreciam brincadeiras que os desafiem. Pode ser a amarelinha, carrinho de mão. Quando tem lugar disponível um joguinho de futebol, ou vôlei.

Porém, ao final do dia para ir acalmando é bom ir se recolhendo e assistir um desenho apropriado para a idade, supervisionado pelos adultos. Um horariozinho determinado pelos pais para os jogos como: trilha, dama, xadrez, jogos de carta como o UNO que trata de um joguinho de cartas colorido, com estratégias. São incontáveis as possibilidades.

7º Com horário pré-estabelecido que tal um joguinho de computador?

E durante todo esse tempo em horário pré-estabelecido e combinado entre os pais e suas crianças que tal um joguinho de computador. Todos os colegas jogam não dá para deixar seu filho de fora.

Resumindo:

• Imitar sons;